terça-feira, 5 de janeiro de 2010

AUTOAVALIAÇÃO

Para mim, foi um grande desafio ser formadora do GESTAR II Língua Portuguesa de Arroio do Meio.

No início, tive receio de não dar conta das tarefas, de não corresponder às expectativas do grupo de cursistas. Porém, após a primeira etapa em Porto Alegre, após os primeiros encontros com as cursistas, o trabalho foi se encaminhando quase que naturalmente.

Foram horas e horas de estudo, de preparação para os encontros. Sempre procurei levar às cursistas novidades, materiais diversificados, com recursos variados (textos de reflexão, portadores de textos, vídeos, slides, músicas, dinâmicas, mensagens, filmes,...).

Acredito que consegui atingir os objetivos propostos do GESTAR, da Secretaria de Educação e meus objetivos.

Sempre estive à disposição das cursistas para esclarecer dúvidas, para auxiliar em sua prática, para o que precisassem.

Não medi esforços, me dediquei ao máximo e, com certeza, foi uma experiência inigualável, com grandes ganhos em termos de conhecimento, de experiência, de vivência.

As professoras cursistas participaram ativamente dos encontros, realizaram as atividades com seus alunos, fizeram o possível para alcançar os objetivos.

As trocas de experiência sempre foram muito significativas. Cada cursista fazia questão de apresentar seu trabalho e enriquecer o trabalho das colegas com sugestões, reflexões.

Com os encontros, o grupo de Língua Portuguesa integrou-se mais, ficou mais unido e cresceu muito em todos os sentidos.

Certamente não sou mais a mesma professora de antes do GESTAR. Minha prática em sala de aula também foi aperfeiçoada, assim como das cursistas.

É uma pena que os encontros chegaram ao fim. As cursistas também lamentaram, pois deveríamos de continuar tendo periodicamente momentos de reflexão e trocas de experiências com professores da área. Quem sabe, este foi um grande passo e talvez tenhamos oportunidade de nos reunirmos outras vezes.

Andréa Cristine Haupt

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO GESTAR II

Eu e a formadora de Matemática organizamos uma exposição dos trabalhos realizados no GESTAR, tanto de Língua Portuguesa quanto de Matemática, nas dependências da Secretaria de Educação.

No dia 15 de dezembro arrumamos com carinho a sala da exposição, que ficou pequena para tantos trabalhos. Bom sinal! Isso mostra que realmente o programa foi levado à sério pelas cursistas e seus alunos.

Trabalhos bem elaborados, bem aprofundados foram realizados e apenas uma mostra deles está em exposição.

A princípio, deixaríamos a exposição durante uma semana, porém, a secreria de educação Eluise Hammes e nossa coordenadora da secretaria e também do GESTAR solicitaram que a exposição permaneça até o início das aulas, em fevereiro, pois está sendo bastante visitada.

Portanto, o que ficaria por uma semana, ficará por aproximadamente dois meses em exposição.

Andréa Cristine Haupt

ENCONTRO 30 - Oficina Avaliativa (2)

No dia 8 de dezembro realizamos a segunda oficina avaliativa do GESTAR II de Língua Portuguesa.

Iniciamos o encontro com a dinâmica da flor e a mensagem “Aprender a olhar”, a partir da qual fez-se uma reflexão muito enriquecedora.

Logo após, continuamos as apresentações iniciadas no encontro anterior, fazendo uma retrospectiva e também trabalhos relacionados ao Projeto de Incentivo à Leitura e à Produção, intitulado “Qualificando a Leitura e a Escrita”. Cada professora teve o tempo máximo de 30 minutos para sua apresentação.

Neste encontro, as professoras Vera, Edineia, Mirta e Liselote apresentaram individualmente seus trabalhos, com atividades importantes e interessantes para o letramento dos alunos.

A professora Soeli, não esteve presente nos últimos encontros devido a problemas sérios de saúde.

Também combinamos os detalhes para a exposição de trabalhos do GESTAR II, dos grupos de Língua Portuguesa e Matemática, que será realizada nas dependências da Secretaria de Educação, a partir do dia 15 de dezembro. A princípio, o término da exposição está previsto para o dia 23 de dezembro, podendo haver alteração.

Cada professora recebeu uma folha, para fazer uma avaliação do GESTAR, com o seguinte enunciado:

AVALIAÇÃO

PROFESSORAS CURSISTAS!

Estamos chegando ao final de nossa caminhada no GESTAR II – Língua Portuguesa.

Faça uma retrospectiva e ao mesmo tempo uma avaliação de todo o percurso no GESTAR, de forma que realmente apareça, passo a passo, todo o processo:

erros,

acertos,

crescimento,

dificuldades encontradas,

superação,

enfim, um relato que avalie o GESTAR em sua totalidade.

Lembre-se de avaliar:

sua prática em sala de aula;

seu envolvimento nos encontros e nas tarefas do GESTAR;

os encontros, os recursos utilizados, as propostas apresentadas;

a professora formadora;

o material;

o grupo de cursistas,o envolvimento do grupo...

É importante também que você deixe sugestões, para aperfeiçoar outras

capacitações.


Passamos então para a revelação do Amigo Secreto, com uma pequena confraternização, para culminar nossos encontros.

Para finalizar, fiz uma breve avaliação, colocando que este foi um grande desafio para mim e também para as cursistas, que no início percebia-se que estavam bastante assustadas. No decorrer dos encontros, todas foram se entrosando no programa, realizando as atividades com seus alunos, refletindo, analisando, questionando, e com certeza, crescendo em sua prática docente. Agradeci o envolvimento de todas que persistiram até o final e não mediram esforços.

Como muitos dos materiais que levei para os encontros eram impossíveis de enviar por e-mail, devido ao tamanho dos arquivos, preparei um DVD (porque CD também não tiinha espaço sufuciente) para cada professora cursista, pois poderão utilizá-lo em suas aulas no próximo ano também. Algumas coisas, consegui enviar por e-mail, outras não. Neste DVD coloquei tudo o que utilizei nos encontro e também vídeos, slides, textos de reflexão que são muito ricos e não tivemos oportunidade de aproveitar nos encontros devido ao tempo.

Andréa Cristine Haupt

OBSERVAÇÃO

Não realizei as postagens dos relatórios antes devido a problemas técnicos (estava com problemas na internet e as postagens não davam certo).
Estou colocando-as em dia.