domingo, 12 de julho de 2009

ENCONTRO 10 – OFICINA DO PROJETO (3)

No dia 09 de julho, nos reunimos para dar continuidade à elaboração do projeto de incentivo à leitura e à escrita.

Iniciamos o encontro com vídeos da TV Escola, sobre leitura: “Professor: leitor e formador de leitores: Ler e escrever, compromisso da escola – partes 1, 2 e 3”.

Após assistir os vídeos, partimos para um debate muito interessante, complementando as leituras já realizadas sobre a importância da leitura e da escrita.

Também apresentei o seguinte questionamento de Ávila e Noll, 1996 “Como pode um professor não leitor, não produtor de textos possibilitar a seus alunos condições para o desenvolvimento da paixão pela leitura e pela escrita?”, que também gerou várias colocações relevantes.

É muito importante que o aluno perceba que o professor é um leitor assíduo, que gosta de ler e tem a leitura como um hábito diário e prazeroso. O professor precisa ser leitor e produtor de textos para incentivar os alunos a serem também, incentivar os alunos a adquirirem o gosto e o hábito de ler e escrever.

As professoras cursistas em três grupos. Cada grupo passou a elaborar uma parte do projeto (problemática, fundamentação teórica, objetivos) que, em outro encontro, será compartilhada e revisada.

O trabalho foi muito produtivo, como nos demais encontros já realizados. As idéias são muitas e a vontade e entusiasmo são contagiantes.


Andréa Cristine Haupt

Nenhum comentário:

Postar um comentário