segunda-feira, 6 de julho de 2009

ENCONTRO 9 – TP4 – Unidades 13 e 14 - OFICINA 7

No 02 de julho realizou-se a oficina relativa às unidades 13 e 14 do TP4.
O encontro iniciou com os slides do livro “Zoom”, de Istvan Banyai. Foi muito interessante, pois as professoras ou não o conheciam ou não lembravam mais do livro. Ao apresentar cada slide, questionava as professoras que iam sugerindo o que poderia ser cada uma das imagens, em que contexto estava inserida, e assim por diante. Ao verem o primeiro slide, imaginaram coisas como: um pedaço de pizza, um guardanapo,... sem chegar a conclusão do que realmente era. A cada slide, comentários de todos os tipos surgiam, tornando-se um momento de reflexão, descontração e criatividade.
Logo após, realizamos a retomada dos textos básicos e de referência das Unidades 13 e 14, com participação de todas as cursistas. Muitas colocações e reflexões a partir das leituras surgiram, inclusive, relacionando-as com nossa prática em sala de aula. Foi um momento muito enriquecedor.
Ressaltou-se a importância de trabalhar a leitura e a escrita com atividades diversificadas que nos façam refletir sobre as diferentes situações sociocomunicativas, os gêneros, as técnicas de leitura e escrita, tendo sempre em mente nossos objetivos. Devemos oportunizar aos alunos práticas que desenvolvam as habilidades de leitura e escrita, possibilitando a organização e construção do conhecimento, através do acesso a ambientes e ferramentas da cultura letrada. Ressaltou-se novamente a importância de proporcionar aos alunos o contato com gêneros textuais variados, o que auxilia na compreensão textual e também na produção.
Também é relevante que tenhamos recursos de oralidade, leitura e escrita contemplados em nosso planejamento, para que a construção do conhecimento realmente aconteça. Sendo assim, o professor deverá organizar um roteiro de questionamentos que nortearão as discussões orais e/ou escritas para auxiliar no processo de letramento dos alunos.
Outro ponto destacado foi o de encontrar meios de fazer com que o aluno tenha necessidade de ler, com que desenvolva a consciência da importância de ler diferentes gêneros textuais. Temos que conhecer os interesses dos alunos, suas experiências e vivências para, a partir daí, proporcionar momentos e textos capazes de mobilizá-los para a leitura. A contextualização, conhecimento da biografia do autor, de sua realidade, sua época histórica, localização geográfica de sua cidade, são fundamentais para situar o aluno em relação ao texto a ser lido assim como para motivá-lo para a leitura do mesmo.
As cursistas apresentaram ao grupo suas práticas a partir do AVANÇANDO NA PRÁTICA, que só veio a acrescentar as discussões feitas anteriormente e ao trabalho em sala de aula. A seleção das atividades aplicadas pelas professoras teve como critério principal a continuidade dos trabalhos que estavam sendo realizados, assim como o tempo disponível (número de aulas) até a oficina destas unidades. Convém ressaltar que algumas professoras, devido a atividades realizadas pela escola e pela Secretaria de Educação tiveram menos aulas para realizar as práticas com seus alunos. Este fato acontecerá no decorrer do ano, já que são atividades importantes que envolvem toda a(s) escola(s).
Dentre as atividades escolhidas, ressalto o Avançando na Prática da Seção 1 da Unidade 13. A turma foi dividida em grupos, cada grupo recebeu um ambiente letrado para observar. Durante as observações os alunos foram registrando suas observações, o que lhes chamou atenção, organizando cartazes no momento seguinte. Os alunos envolveram-se completamente no trabalho, observando coisas que antes nem percebiam. Após, os grupos apresentaram para a turma suas anotações e comentaram como foi o trabalho, fazendo reflexões interessantíssimas a partir das observações. Para finalizar, os alunos produziram um texto a partir das apresentações feitas. Alguns alunos fizeram em forma de relatório, outros utilizaram gêneros com receita, propaganda, enfim, foram bem criativos.
Também foi realizado o trabalho com o poema “Cidadezinha Qualquer” que, segundo a professora cursista Veranisa, resultou em uma profunda e construtiva reflexão sobre a cidadezinha do poema, comparando-a a nossa cidade, ao bairro onde moram, a época histórica em que foi escrito, a biografia do autor,... O trabalho foi muito produtivo e envolveu a todos desde as atividades orais, como de leitura e escritas.
Também foi realizada a atividade sugerida na Seção 2 da Unidade 14. A professora fez um levantamento de assuntos de interesse dos alunos e dois assuntos despertaram a curiosidade da turma em geral: homossexualismo e desarmamento. A turma dividiu-se em dois grandes grupos. Cada qual se inteirou, aprofundou um dos assuntos e, cada grupo, foi novamente dividido: um a favor do assunto em questão e outro contra. Durante a apresentação do trabalho, um grupo defendia a idéia e outro dava sua opinião contra com argumentos bem convincentes e opiniões bem formadas. Ambos assuntos geraram outras reflexões e colocações, com seriedade e comprometimento dos alunos. Após, ao avaliar o trabalho, os alunos foram unânimes em destacar que este trabalho é muito construtivo e favorece o desenvolvimento da opinião de cada um.
Assim, todos os trabalhos desenvolvidos tiveram ótimos resultados e envolveram os alunos com entusiasmo.
Na sequência, as cursistas, divididas em trios, realizaram a transposição de gênero da música “Baião”. As professoras foram muito criativas. Surgiram os gêneros receita, convite formal, convite oral, entrevista.
A avaliação do encontro foi positiva e mais uma vez as professoras saíram do encontro convictas de que estão realizando um trabalho fundamentado em teorias relevantes e construindo novas idéias para serem colocadas em prática.

Andréa Cristine Haupt

Nenhum comentário:

Postar um comentário