terça-feira, 30 de junho de 2009

ENCONTRO 8 – Oficina Livre (2)

No dia 26 de junho aconteceu a segunda Oficina Livre do GESTAR II – Língua Portuguesa, em Arroio do Meio – RS.
Iniciamos os trabalhos com os slides do livro “O Carteiro Chegou”, de Janet & Allan Ahlberg. Este livro ainda não era conhecido pelas professoras cursistas que acharam o mesmo muito interessante e ótimo para ser trabalhado com seus alunos, devido a riqueza e diversidade de gêneros textuais que ele apresenta. Também é muito atraente por trazer, numa mesma história, diversas personagens de histórias consagradas diferentes, fazendo com que a trama se enriqueça.
A partir dos slides, houve uma discussão sobre a importância dessa diversidade de gêneros textuais em um mesmo trabalho, dentro de um mesmo eixo temático.
Na sequência, as professoras trouxeram suas anotações sobre leitura, alfabetização e letramento, que deram início a um momento de estudo sobre o assunto. Houve debate e análise das colocações feitas, com participação ativa de todas as cursistas.
Na seqüência, assistimos aos vídeos da TV Escola, “Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos (Alfabetização, leitura e escrita)" – partes 1 e 2.
Depois disso, apresentei algumas colocações essenciais sobre a construção da leitura e da escrita, sobre alfabetização e letramento, durante as quais, as professoras contribuíam muito com suas colocações.
À medida que a parte teórica ia sendo estudada, as professoras cursistas faziam relações com sua prática, sendo essas relações fundamentais para a compreensão do assunto estudado.
Encerramos o encontro com uma atividade sobre o poema “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade. Iniciamos com a apresentação de fotos sobre Itabira-MG, e dados biográficos do autor.
Logo após, assistimos ao vídeo “A Cidade e o Poeta”, documentário sob a direção de Luelane Correa, que retrata o cotidiano em volta da estátua de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana - Rio de Janeiro, onde a cidade reinventa o Poeta e faz uma crônica de si mesma.
Também assistimos a um vídeo com a declamação do poema e a um clip do poema transformado em música.
Foram feitos inúmeros comentários sobre as imagens assistidas e em seguida, em trios, as professoras levantaram questionamentos capazes de interessar seus alunos pelo poema. Cada trio realizou a atividade, para uma determinada série (ano), de 5ª a 8ª (6º ao 9º).

As professoras envolveram-se durante todo o trabalho, com reflexões e contribuições relevantes, aprimorando assim seu conhecimento e, com certeza, sua prática em sala de aula.

Andréa Cristine Haupt

Nenhum comentário:

Postar um comentário