sábado, 13 de junho de 2009

ENCONTRO 5 - TP3 - UNIDADES 9 E 10 - OFICINA 5

No dia 08 de junho de 2009, realizamos o 5º encontro do GESTAR II – Língua Portuguesa, sobre o TP3, referente às unidades 9 e 10.

Iniciamos o encontro com a leitura do texto “Tarefas da Educação”, de Rubem Alves. O texto levou-nos a uma profunda reflexão sobre nossas práticas e sobre as dificuldades que as crianças e adolescentes tem em pensar, já que vivemos em um mundo imediatista e tecnológico. Tudo o que for rápido e prático, que não exige algum esforço mental ou físico, ou até mesmo muito tempo de concentração, é o que conta, é o que interessa. Quando há uma certa necessidade de refletir, analisar, pensar, eles desistem com facilidade. Foi uma discussão muito proveitosa
Na sequência, passamos ao estudo da unidades 9 e 10 do TP3, levantando pontos relevantes destacados no estudo em casa. As professoras cursistas foram expondo suas anotações, levando a reflexões em relação aos gêneros textuais e a importância de trabalharmos com uma diversidade de gêneros em torno de um eixo temático. Também destacou-se a importância de deixar o aluno escolher o gênero que utilizará para transmitir sua mensagem, de acordo com seu conhecimento de mundo, seu(s) interlocutor(es), sua intenção sociocomunicativa.

Após, as cursitas explanaram sobre a Lição de Casa e a aplicação do “Avançando na Prática” escolhido por cada uma para ser trabalhado em sala de aula.

Das 12 cursistas, 11 escolheram a atividade das fábulas e uma escolheu a atividade sobre biografia. Uma das que escolheu fábulas relatou que antes de iniciar o GESTAR e conhecer o material, já havia feito um trabalho semelhante ao proposto sobre biografias.

A seleção da atividade foi feita levando em conta o que estava sendo trabalhado em sala de aula, para ter uma sequência.

A professora curista Adriana, que escolheu Biografia para trabalhar com suas turmas de 4ª série, optou por esta atividade pois estava trabalhando com fábulas de Esopo e de La Fontaine e considera importante que o aluno conheça um pouco sobre os autores. Então, encaminhou pesquisas sobre estes autores na Biblioteca e no Laboratório de Informática da escola, com acompanhamento dela, da bibliotecária e da professora de Informática, sem citar o termo “biografia”. Com a pesquisa, os alunos depararam-se com a palavra e também pesquisando descobriram seu significado e sua estrutura. Registraram sua pesquisa no caderno e escreveram sua biografia (sem falar em autobiografia). Depois disso, em grupos, criaram perguntas para uma pessoa específica (diretora, vice-diretora, faxineira, merendeira, secretária, professora,...), realizaram a entrevista com a pessoa escolhida e passaram para a produção da biografia desta pessoa. “Ao ralizarem as atividades os olhinhos dos alunos brilhavam. Trabalharam envolvidos em todos os momentos, com vontade e curiosidade. Foi excelente.” – relatou a professora.

A professora cursista Soeli, realizou trabalho com biografias antes mesmo de conhecer o GESTAR, com seus alunos de 7ª série. Os alunos pesquisaram sobre celebridades e pintores que estavam estudando em Artes e realizaram suas produções biográficas. Escolheu o Avançando na Prática sobre fábulas para trabalhar com os alunos.

O trabalho com as diferentes versões de “A Cigarra e a Formiga” seguiram mais ou menos um mesmo padrão, tendo algumas atividades diferentes propostas em cada turma / escola, dependendo do grau de aprofundamento possível, de acordo com a série. Este trabalho foi realizado com turmas de 4ª a 8ª séries, cada professora com sua turma. As atividades variaram entre o início com uma reflexão sobre gêneros textuais através da dinâmica da Pasta da Linguagem (turma de 8ª série) e o início com a apresentação da versão original da fábula “A Cigarra e a Formiga” para depois partir para as outras versões apresentadas no TP3 (turma de 4ª série). Também trabalharam a biografia dos autores dos textos apresentados aos alunos em todas as séries. Em todas as turmas surgiram vários questionamentos por parte dos alunos em relação a moral das fábulas apresentadas, aos personagens por serem animais que falam, sobre a importância doe todos os tipos de trabalho,... Os alunos, principalmente das turmas menores apresentaram dificuldade em compreender a moral, principalmente da versão da formiga má. Certo aluno comentou “o autor falou mal dele mesmo com essa moral...”. A professora percebeu que precisa retomar o conceito de trabalho para facilitar a compreensão. Também neste trabalho, os alunos envolveram-se e participaram ativamente.

Durante a explanação das aplicações em sala de aula, as professoras foram relatando outras atividades já realizadas em momentos anteriores, ainda antes de conhecerem o GESTAR, que seguem a metodologia sugerida, enriquecendo a troca de experiências. Os relatórios foram recolhidos, juntamente com atividades de alguns alunos, para compor o portfólio de cada professora.

A única dificuldade encontrada pelas professoras foi o pouco tempo para realizar o trabalho, visto que as escolas têm sua organização, assim como o município, e alguns professores tiveram poucas aulas devido a outras atividades que coincidiram como: palestras na Semana do Meio Ambiente, Jogos Interescolares, final de Trimestre (em nossas escolas a avaliação é trimestral),...

Passamos então para a Parte II do encontro, que foi encaminhada da seguinte forma:
Em trios, utilizando os textos das páginas 192 e 193, ou suportes de textos variados à disposição (imagens, charges, fábulas, crônicas, artigos de opinião, editoriais,...), as professoras planejaram atividades de leitura, interpretação e produção de textos, visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais, partindo de um eixo temático. As atividades propostas foram registradas e apresentadas posteriormente ao grande grupo, que mais uma vez participou sugerindo atividades a mais para incrementar e aprofundar as propostas.
















A avaliação do encontro foi muito positiva, pois as professoras cursistas ressaltaram a importância da troca de experiências, que favorece e enriquece o trabalho.

O próximo encontro será no dia 16 de junho, sobre projeto e também teremos uma palestra a professora doutora em Letras e escritora Ivete Kist, de nosso município, que trabalhará com nossos alunos em agosto, durante atividades da CULTURARTE, como escritora presente.

Observação: CULTURARTE é um evento anual que envolve diversas atividades culturais realizadas em agosto e setembro, em Arroio do Meio, entre elas: escritor presente, Feira do Livro, Lançamento do livro do Concurso Literário, Mostra de Esquetes Teatrais, mostra de Artes Plásticas, Mostra Pedagógica, palestras,...

Andréa Cristine Haupt

RELATÓRIO DA PROFESSORA ADRIANA MENEGHINI LERMEN E FOTOS DE SEUS ALUNOS

A atividade escolhida da unidade 9 foi a denominada Biografia.

O desenvolvimento da mesma deu-se de forma espontânea e agradável por parte dos alunos. O envolvimento dos mesmos foi muito grande mostrando muito interesse e curiosidade em expor os dados da sua biografia, quanto, a saber, sobre a vida dos outros indivíduos envolvidos no trabalho.

Aproveitando que estávamos estudando poemas, resolvi falar e questionar as crianças sobre o nosso grande poeta gaúcho, Mário Quintana, quando agucei a curiosidade deles sobre este importante escritor, nesta conversa usei várias vezes a palavra biografia, até que questionei se algum deles sabia o significado da mesma, como tivemos mais de uma resposta, resolvemos procurar no dicionário e copiar no caderno.

Sugeri inicialmente para que pesquisássemos, aproveitando o Laboratório de Informática, na Internet a biografia do poeta e a imprimíssemos para termos no caderno para estudar.

No segundo momento fomos à biblioteca da Escola e manuseamos com enciclopédias e livros biográficos para que os alunos vivenciassem a maneira diferente que nos é colocada a informação em relação à Internet (foi interessante, pois os alunos queriam retirar os livros manuseados).

Na volta para a sala de aula comentamos o que vimos; como estavam dispostas as informações; o que era mais importante, etc.

A tarefa de casa era fazer a sua biografia para apresentar em aula e entregar para mim. Todos fizeram a tarefa e apresentaram com muita satisfação.

Dando continuidade, após uma conversação aonde chegamos à conclusão que toda pessoa tem sua própria biografia, organizamos grupos de quatro integrantes para elaborarem, no mínimo dez questões para pessoas importantes na escola, as questões eram a escolha do grupo e seriam feitas em forma de entrevista. Após a entrevista concluída o grupo volta para a sala de aula e transforma as questões e as respostas em texto narrativo com o seguinte título: “A biografia de.................”.

A biografia do entrevistado foi apresentada para a turma na aula seguinte, e ao mesmo tempo o grupo era questionado sobre as informações contidas nos textos, se eram importantes e o que ainda poderia ter sido perguntado.

Como já foi dito no início deste relatório, senti que os alunos gostaram muito desta atividade, pois interagiram com vários materiais e pessoas, e isso é sempre muito atraente e empolgante. A novidade aguça a curiosidade de qualquer criança, principalmente quando elas são as autoras do trabalho e os outros, neste caso, os colegas, desconhecem o conteúdo do mesmo.

Adriana Lermen


FOTOS DOS ALUNOS DA PROFESSORA CURSITA SOELI DITRICH, DESENVOLVENDO TRABALHO SOBRE BIOGRAFIA















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