segunda-feira, 22 de junho de 2009

ENCONTROS 6 e 7 - Projeto, Palestra com Escritora - OFICINA DO PROJETO (2) - e TP3 (Unidade 11 e 12) - OFICINA 6

O dia 16 de junho foi um dia muito especial para o grupo do GESTAR II - Língua Portuguesa, de Arroio do Meio, Rio Grande do Sul. Realizamos duas oficinas, uma à tarde e outra à noite, marcadas pela presença da professora, doutora em Letras e escritora Ivete Kist, além de darmos continuidade ao projeto e aos estudos do TP3 (Unidades 11 e 12).

Na parte da tarde, iniciamos com uma reflexão a partir do texto “Gaiolas e Asas”, de Rubem Alves, que levantou inúmeras colocações relevantes em relação à educação, à escola e ao comportamento dos alunos, que em nosso município ainda encontramos uma realidade mais tranquila se comparada a de outros municípios.

No momento seguinte, passamos a estudar, em grupos, sobre a leitura, sua importância e sua relação com a produção escrita, para elaboração da fundamentação teórica do projeto que será realizado por todas as professoras participantes do GESTAR II Língua Portuguesa. Como já mencionei em outra ocasião, o projeto já estava sendo realizado em nossas escolas do município, e, com o GESTAR, ele será aprimorado e implementado com maior ênfase e fundamentação.

Cada grupo realizou leituras de materiais sobre o assunto, registrando pontos importantes para o projeto.

Logo após, tivemos a presença da professora, doutora em Letras e escritora Ivete Kist, que enriqueceu nosso trabalho com sua participação. Falou sobre A Escola e a Curiosidade, sobre a importância de se desenvolver uma pedagogia da curiosidade para que nossos alunos tenham uma motivação maior para estudar, para ler, para escrever. Seu trabalho com o grupo de professoras cursistas tem a ver com o projeto que está sendo desenvolvido, sobre o incentivo à leitura e à produção.



É importante ressaltar que a participação na CULTURARTE (evento que ocorre anualmente e valoriza a leitura, produção, expressão cultural) fará parte do projeto. Durante este evento, a escritora Ivete Kist trabalhará com os alunos de 5ª a 8ª séries, no que chamamos de ESCRITOR PRESENTE. Seu trabalho será na linha de instigar a curiosidade dos alunos, relatando sua experiência de escritora e experiência de vida (viagens realizadas, conquistas profissionais e pessoais e a importância da leitura).


Foi um momento marcante e de muita contribuição ao trabalho que estamos realizando, tanto em relação ao projeto como em relação ao GESTAR II.

À noite, passamos ao estudo das unidades 11 e 12 do TP3. Realizamos um debate e reflexão sobre os tipos textuais (descrição, narração, injuntivo, preditivo, dissertativo – argumentativo e expositivo) e a inter-relação entre gêneros e tipos textuais (gêneros textuais e seqüências tipológicas; sequências tipológicas em gêneros textuais; a intertextualidade entre gêneros textuais). As professoras cursistas participaram ativamente, demonstrando que realmente compreenderam o assunto.


Ao passarmos para o relato de experiências, as professoras explanaram sobre o trabalho realizado, em sala de aula, com um dos AVANÇANDO NA PRÁTICA destas duas unidades.


Algumas professoras realizaram o jogo da seção 1 da unidade 11, que foi bem interessante, tendo a participação e envolvimento dos alunos, com entusiasmo e interesse. Relataram que não houve dificuldades em aplicar esta atividade.

Outras cursistas utilizaram a sugestão da seção três da mesma unidade, com imagens diversas, selecionadas pela professora. Os alunos trabalharam em duplas, cada qual com uma imagem diferente das demais. Também foi muito bom o trabalho, que exigiu mais tempo e envolvimento dos alunos, o que não foi problema.

Também foi aplicada a atividade da seção 3 da unidade 12, que desenvolve um trabalho de transposição de gêneros. A professora relatou que os alunos foram muito criativos e também gostaram de realizar este trabalho, pois favorece e estimula a produção de uma forma prazerosa, sem parecer uma obrigação, uma tarefa desgastante.

Em seguida, passamos para a parte III da oficina. Lemos o texto “Composição: O Salário Mínimo”, de Jô Soares. Debatemos sobre o mesmo e realizamos a atividade sugerida. Ao discutirmos sobre os argumentos que podem nos indicar que o texto é uma redação escolar e outros que mostrem não se tratar de uma atividade escolar, surgiram muitas colocações e reflexões a respeito.

Observando as sequências tipológicas, caracterizando as condições sócio-comunicativas de produção, a correção linguística e gramatical, verificando os elementos de coesão e coerência, as professoras não tiveram dificuldades em perceber que não se trata de redação escolar. Como todas conhecem bem o autor, logo chegaram à conclusão de que é um texto humorístico e, com a discussão, confirmaram a ideia de que existe uma intertextualidade entre gêneros, com a ironia bem conhecida de Jô Soares.

Ao final das oficinas do dia 16 de junho, as professoras avaliaram os trabalhos e colocaram que foi um dia muito proveitoso e enriquecedor. O trabalho foi muito produtivo e a participação da professora, doutora em Letras e escritora Ivete Kist só teve a acrescentar. Todas estão muito motivadas com o GESTAR II, sendo que o impacto inicial passou. Também estão empolgadas com as atividades aplicadas com seus alunos e com o projeto que já está sendo trabalhado.

Andréa Cristine Haupt

FOTOS DOS ALUNOS DA PROFESSORA CURSISTA ADRIANA, RELIZANDO
O JOGO DA SEÇÃO 1 - UNIDADE 11 - TP3

Nenhum comentário:

Postar um comentário