Na parte da tarde, iniciamos com uma reflexão a partir do texto “Gaiolas e Asas”, de Rubem Alves, que levantou inúmeras colocações relevantes em relação à educação, à escola e ao comportamento dos alunos, que em nosso município ainda encontramos uma realidade mais tranquila se comparada a de outros municípios.
É importante ressaltar que a participação na CULTURARTE (evento que ocorre anualmente e valoriza a leitura, produção, expressão cultural) fará parte do projeto. Durante este evento, a escritora Ivete Kist trabalhará com os alunos de 5ª a 8ª séries, no que chamamos de ESCRITOR PRESENTE. Seu trabalho será na linha de instigar a curiosidade dos alunos, relatando sua experiência de escritora e experiência de vida (viagens realizadas, conquistas profissionais e pessoais e a importância da leitura).
Foi um momento marcante e de muita contribuição ao trabalho que estamos realizando, tanto em relação ao projeto como em relação ao GESTAR II.
Ao passarmos para o relato de experiências, as professoras explanaram sobre o trabalho realizado, em sala de aula, com um dos AVANÇANDO NA PRÁTICA destas duas unidades.
Algumas professoras realizaram o jogo da seção 1 da unidade 11, que foi bem interessante, tendo a participação e envolvimento dos alunos, com entusiasmo e interesse. Relataram que não houve dificuldades em aplicar esta atividade.
Outras cursistas utilizaram a sugestão da seção três da mesma unidade, com imagens diversas, selecionadas pela professora. Os alunos trabalharam em duplas, cada qual com uma imagem diferente das demais. Também foi muito bom o trabalho, que exigiu mais tempo e envolvimento dos alunos, o que não foi problema.
Também foi aplicada a atividade da seção 3 da unidade 12, que desenvolve um trabalho de transposição de gêneros. A professora relatou que os alunos foram muito criativos e também gostaram de realizar este trabalho, pois favorece e estimula a produção de uma forma prazerosa, sem parecer uma obrigação, uma tarefa desgastante.
Em seguida, passamos para a parte III da oficina. Lemos o texto “Composição: O Salário Mínimo”, de Jô Soares. Debatemos sobre o mesmo e realizamos a atividade sugerida. Ao discutirmos sobre os argumentos que podem nos indicar que o texto é uma redação escolar e outros que mostrem não se tratar de uma atividade escolar, surgiram muitas colocações e reflexões a respeito.
Observando as sequências tipológicas, caracterizando as condições sócio-comunicativas de produção, a correção linguística e gramatical, verificando os elementos de coesão e coerência, as professoras não tiveram dificuldades em perceber que não se trata de redação escolar. Como todas conhecem bem o autor, logo chegaram à conclusão de que é um texto humorístico e, com a discussão, confirmaram a ideia de que existe uma intertextualidade entre gêneros, com a ironia bem conhecida de Jô Soares.
Ao final das oficinas do dia 16 de junho, as professoras avaliaram os trabalhos e colocaram que foi um dia muito proveitoso e enriquecedor. O trabalho foi muito produtivo e a participação da professora, doutora em Letras e escritora Ivete Kist só teve a acrescentar. Todas estão muito motivadas com o GESTAR II, sendo que o impacto inicial passou. Também estão empolgadas com as atividades aplicadas com seus alunos e com o projeto que já está sendo trabalhado.
Andréa Cristine Haupt
Nenhum comentário:
Postar um comentário