domingo, 7 de junho de 2009

ENCONTRO 3 - OFICINA LIVRE (1)

Esta oficina ocorreu no dia 27 de maio de 2009.

Iniciamos o encontro com a leitura do texto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti, fazendo uma reflexão sobre nossa prática pedagógica a partir do texto e relacionando-a com o mesmo.
Em seguida, as professoras escreveram, em uma folha, seu nome e uma frase, pensamento, trecho de música, palavras soltas,... que representassem / resumissem sua caminhada profissional, com as quais formou-se um painel.


O estudo sobre gêneros e tipos textuais foi o enfoque desta oficina livre. Portanto, em grupos, as professoras receberam pastas contendo suportes de textos. Após analisarem os suportes de textos, selecionaram o material, de acordo com critérios estabelecidos por elas. Os grupos expuseram oralmente sua seleção e critérios para a mesma, que foi sendo anotado no quadro, com comentários gerais.


No momento seguinte, foi feita uma explanação teórica sobre GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS, com comparações e reflexão coletiva, retomando a seleção realizada nos pequenos grupos.
As professoras participaram com envolvimento e entusiasmo. Foi um encontro muito proveitoso, com trocas de ideias valiosas e construtivas.

Todas cursistas entregaram suas pastas, que serão seus portfólios, com relatório do diagnóstico realizado nas turmas.

O grupo saiu deste encontro mais tranquilo, pois perceberam que suas práticas já estão muito próximas ao que é proposto no GESTAR II.

Convém ressaltar o que já disse em outro memento: nossa realidade no município de Arroio do Meio em termos de Educação tem um diferencial, pois temos aqui uma considerável caminhada, com cursos de formação continuada anuais, promovidos pela Secretaria de Educação municipal. Estamos sempre ampliando nossos conhecimentos e procurando trabalhar de forma prazerosa e construtiva com nossos alunos.

OBSERVAÇÃO: O GRUPO DE CURSISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA FICOU COMPOSTO POR 12 PROFESSORAS, TODAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, SENDO QUE UMA DELAS TAMBÉM LECIONA NA REDE ESTADUAL E REPRESENTA SUA ESCOLA (QUE É A ÚNICA ESTADUAL DO MUNCÍPIO).

Andréa


Nenhum comentário:

Postar um comentário