segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ENCONTRO 13 – TP5 – Unidades 17 e 18 - OFICINA 9

A oficina relativa às unidades 17 e 18 do TP5 ocorreu no dia 06 de agosto.
Iniciamos o encontro com o filme “NARRADORES DE JAVÉ”, a partir do qual realizamos uma reflexão e um debate em torno da realidade apresentada, da vivência daquelas pessoas, da relação entre oralidade e escrita, da importância das memórias de um povo, do conhecimento prévio e sua interferência no modo de pensar e ver as coisas,...
Passamos então ao estudo das unidades 17 e 28 do TP5, que tratam sobre Estilística e Coerência Textual. As professoras cursistas colocaram suas anotações, pontos relevantes destacados em seu estudo individual.
Ressaltaram a importância na escolha cuidadosa dos recursos expressivos capazes de produzir efeito na comunicação entre autor/leitor, locutor/interlocutor. O uso de fonemas, acentos, entonação, altura e ritmo de sílabas, palavras e frases,assim como da metáfora, metonímia, formação de palavras, entre tantos outros recursos, enriquecem o texto, tanto escrito, como oral.
A coerência textual depende do leitor, pois o conhecimento prévio e as experiências conduzem o leitor na compreensão do texto, do sentido do texto. O conhecimento de mundo do leitor se articula com as informações contidas no texto para, assim, estabelecer-se a compreensão, a coerência textual.
Partimos então para a troca de experiências das atividades aplicadas em sala de aula, sugeridas no AVANÇANDO NA PRÁTICA. Atividades diversas foram aplicadas em diferentes turmas, pelos professores cursistas, sendo que todas tiveram uma boa receptividade dos alunos e um bom desenvolvimento e reflexão.
Algumas professoras realizaram a atividade a partir do texto “PALAVRA”, de Adriana Falcão. Os alunos se envolveram e participaram da atividade, com entusiasmo. O texto foi lido, bem explorado e debatido oralmente, com questionamentos feitos pela professora e também por alguns alunos. Depois, além de citarem as palavras que os façam sentir algo, desenharam o que estas palavras representam, formando um belo painel que foi exposto na escola.
Outra professora realizou a atividade de produção textual sugerida na página 50. Relatou que os alunos souberam criar sua narrativa, utilizando criativamente os recursos linguísticos que haviam trabalhado anteriormente. Foi um trabalho bem interessante.
Também, a atividade a partir de um texto publicitário que mescle linguagem verbal e não verbal foi aplicada em uma turma. O trabalho desenvolveu-se de forma que todos os alunos participaram, contribuindo com reflexões, questionamentos e colocações a respeito do tema, da relação texto/imagem, da importância da coerência e do conhecimento prévio para estabelecermos a compreensão. Após, produziram textos a partir das discussões feitas. Os textos foram realizados em duplas e foi possível perceber que os alunos realmente compreenderam as questões discutidas.
Outro trabalho aplicado foi a organização, de forma coerente, de uma história em quadrinhos embaralhada. Os alunos receberam uma história em quadrinhos fora de ordem. Inicialmente, foi feita a leitura da história e questionamentos que levaram os alunos a analisarem as imagens dos quadrinhos. Em seguida, os alunos recortaram os quadrinhos e começaram a montar o “quebra-cabeça” com muita concentração e persistência. Alguns apresentaram mais dificuldades que outros, sendo que, em alguns momentos, solicitavam a ajuda da professora ou de algum colega para ajudá-lo a pensar adiante, sem, é claro, receber a resposta pronta. Ao final da atividade, estavam satisfeitos por terem conseguido vencer o desafio com sucesso.
Sempre que relatam suas práticas, as professoras estão bastante motivadas e contentes com os resultados alcançados.









Depois disso, em trios, as professoras analisaram uma propaganda, escolhida pelo grupo. Nessa análise, observaram a coerência entre texto verbal e não verbal presente na propaganda; como a coerência é construída a partir da articulação entre informações presentes no texto publicitário e as experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto; os efeitos de sentido do texto como um todo, analisando cada parte e como elas se articulam na unidade textual. Todas as observações foram registradas em cartazes, e serão apresentadas ao grande grupo no próximo encontro.O encontro foi proveitoso e trouxe algumas sugestões de atividades diferentes enriquecendo o trabalho.
Andréa Haupt

Nenhum comentário:

Postar um comentário