quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ENCONTRO 14 – TP5 – unidades 19 e 20 - OFICINA 10

A oficina relativa às unidades 19 e 20, do TP5 ocorreu no dia 10 de agosto.

O encontro teve início com o vídeo “Pleonasmo”, um trecho de um show de comédia, muito interessante para trabalhar questões de redundância. A partir do vídeo, as cursistas fizeram colocações relevantes sobre o assunto.

Logo após, as professoras apresentaram a análise de propagandas, realizada no encontro anterior. Cada grupo explicou suas impressões, a coerência e coesão entre imagem e escrita, a intenção da propaganda. Os trabalhos foram bem aprofundados e as colocações muito importantes.

Passamos então a comentar as unidades 19 e 20 do TP5, que são fundamentais na continuidade dos estudos. A participação das professoras mais uma vez foi muito enriquecedora, sempre complementado as questões em discussão.

Formamos grupos, que realizaram a atividade sugerida no AVANÇANDO NA PRÁTICA, da seção 3 da unidade 19. A atividade foi interessante e envolvente, fazendo com que todas participassem.

A troca de experiências das atividades dos Avançando na Prática, que devem ser aplicadas em sala de aula, não foi possível de ser realizada devido ao recesso escolar prolongado como forma de evitar a disseminação da Gripe A(H1N1). Estas atividades ainda serão aplicadas pelas professoras e posteriormente realizaremos a explanação das mesmas.

Realizamos então, mais uma atividade prática: a produção textual coletiva a partir de um baralho de imagens:

# Um grupo de quatro a oito pessoas senta-se ao centro de um semicírculo maior. (O número de componentes do grupo do centro dependerá do total de participantes na sala.)

# Os componentes do grupo do centro recebem imagens viradas para baixo, sem poder vê-las. Em ordem, um componente do grupo pega uma imagem e começa a elaborar o texto a partir da mesma.
# O redator vai escrevendo o texto conforme o grupo vai ditando e a professora vai colanda as imagens na parede ou quadro, juntamente com os elementos de coesão, para analisar posteriormente com o grupo.







# Após todos terem virado suas imagens e contribuído com o texto, o grupo de fora, faz observações e aperfeiçoa o texto, a partir de análise coletiva.

Variações: A atividade pode ser realizada com baralho e palavras, caixa de objetos, envelope com trechos de frases, expressões,...

Os objetivos da atividade foram alcançados e a oficina foi muito, muito proveitosa.

Andréa Haupt

Um comentário:

  1. Colegas, tive muita vontade de falar durante este exercício, mas não pude... Foi uma diversão!

    ResponderExcluir