sexta-feira, 26 de março de 2010

MEMORIAL DE LEITURA

Não consigo imaginar minha vida sem a leitura de bons livros. Adoro ler e sempre tenho um livro para ler nas horas vagas. Ler é importantíssimo. Penso que os livros são parte integrante do ser humano. Não há quem possa dizer que nunca teve contato com livros em sua vida escolar, em sua infância.

Sempre gostei de ler, desde os primeiros anos escolares. Em minha casa, o contato com livros era constante, já que minha mãe era professora.

Na 3ª série, minha professora nos motivava muito para a leitura. Lembro que, de tempos em tempos ela sorteava um livro de Literatura Infantil entre os alunos e eu ganhei um livro que não esqueço até hoje: “Quero ser marinheiro”. Achei o máximo!!! Aquele livro me acompanhava por onde eu andava. Era meu companheiro inseparável.

Assim como esta professora, tive tantas outras que faziam com que meu gosto pela leitura crescesse cada vez mais. Afinal, não há nada melhor do que se acomodar em algum lugar com um livro nas mãos, viajando com a leitura de seu texto, sentindo-o presente, real em nossa frente.

Meu filho acabou herdando este gosto pela leitura de bons livros, tanto que ele adora receber livros de presente, assim como eu.

O livro sempre será importante no ensino-aprendizagem, no entretenimento, na busca de informações, de cultura, de história,...

Ele guarda em si a história do povo, conserva costumes, tradições, literatura,...

É uma pena que, o que está um pouco esquecido é o gosto pela leitura, pelo prazer de ler. Isto porque há muitos outros atrativos que desviam a atenção das pessoas. Nós, educadores, temos o dever de incentivar e encontrar formas de resgatar este gosto pela leitura.

Nós só conseguiremos transmitir a nossos alunos este prazer se acreditarmos em sua importância e se, realmente, tivermos este hábito.

Os alunos percebem quando nossas atitudes condizem com nosso discurso. Não adianta falarmos para eles que lemos se não o fazemos efetivamente.

Há muitas formas de estimularmos o prazer de ler em nossos alunos. Cada professor deve encontrar a melhor maneira de fazê-lo, sempre levando em conta a realidade e vivência de sua turma.

Andréa Cristine Haupt

Nenhum comentário:

Postar um comentário