quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ENCONTRO 23 e 24 –Oficina Projeto (8) - TP1 – unidades 03 e 04 – OFICINA 2

No dia 28 de outubro, realizamos uma oficina do Projeto e também a oficina 2 referente às unidades 3 e 4 do TP1, totalizando 8 horas, nos turnos da tarde e noite.

Durante a tarde, visitei três escolas de professoras cursistas, para ver de perto o trabalho que está sendo realizado, tanto em relação ao projeto de incentivo à leitura e produção como também para ver como está o andamento das atividades sugeridas pelo GESTAR II.

Da E.M.E.F. São Caetano, cinco professoras participam do GESTAR. Todas estão realizando com empenho seu trabalho, mobilizando e envolvendo toda comunidade escolar no Projeto. As atividades sugeridas pelo GESTAR, encaixam-se muito bem no projeto que está sendo realizado.

A professora Edinéia está realizando um excelente trabalho de produção de um jornal, desde as manchetes de capa, como seu conteúdo interno, envolvendo gêneros variados, inclusive a diagramação do mesmo. Este trabalho mobiliza os alunos e torna-se interdisciplinar, uma vez que seus conteúdos são diversos e utiliza o espaço do Laboratório de Informática.

As demais professoras cursistas da E.M.E.F. São Caetano também estão com trabalhos bem interessantes em andamento, envolvendo debates, entrevistas, pesquisas e produção.

Na Escola Estadual Guararapes, a professora Soeli realizou um trabalho envolvente sobre Monteiro Lobato, dando ênfase às histórias e personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. Produziram livros sobre Monteiro Lobato, biografias das personagens, maquete, marcadores de livro,...Como culminância, o trabalho foi apresentado e exposto na Mostra Pedagógica da Escola, com visitação aberta ao público em geral. Alunos incorporaram personagens e contaram a história das mesmas aos visitantes.

As professoras cursistas Marli e Joana da E.M.E.F. Princesa Isabel, estão trabalhando com fotos, de forma interdisciplinar, abordando diferentes tipos de fotos, seus detalhes, suas peculiaridades,... com pesquisas, entrevistas, relatos, produções verbais e não-verbais,... Também mostraram o trabalho realizado na Semana do Trânsito, trabalho que também envolveu linguagem verbal e não-verbal.

A tarde foi muito proveitosa e enriquecedora, reforçando o empenho e dedicação das professoras cursistas em realizar um excelente trabalho, de qualidade, visando sempre o letramento de seus alunos.
No turno da noite, realizamos a oficina 2 do TP1, unidades 3 e 4.
O encontro iniciou com um saboroso lanche organizado pelas professoras cursistas Liselote e Rejane.

Após o lanche, li o texto “Nóis mudemo”, de Fidêncio Bogo, que provocou uma reflexão e debate sobre nossa prática pedagógica e a importância de nosso trabalho e de nossos encaminhamentos para o futuro de nossos alunos. Temos um papel fundamental e decisivo na construção do ser humano, de seus valores e escolhas.

Logo após, realizamos uma atividade prática com a música: “Te ver”, do Skank. Cada professora recebeu uma parte (um verso ou uma estrofe) da música, sem saber que se tratava de uma música, e meia lâmina de retroprojetor. À disposição, havia diversas canetas coloridas para lâminas. Com uma música instrumental de fundo, cada professora representou com desenhos o trecho recebido, escrevendo-o também na lâmina. Com os desenhos prontos, questionei as cursistas sobre o que seriam estes trechos. Foram citando poema, música, nomes de bandas, até chagarem a citar o Skank. Então, coloquei a música e, ao mesmo tempo, projetava as lâminas, conforme a música. No início, as professoras ficaram receosas de desenharem, mas envolveram-se entusiasmadas no trabalho, ficando uma construção bem interessante. Comentaram sobre sua interpretação, sobre como interpretariam outro trecho apresentado e constataram a importância de se conhecer o contexto para compreender melhor. Apresentei, então, um vídeo da música, com uma interpretação diferente e também o clip original.









Em seguida, debatemos sobre as unidades 3 e 4 do TP1: O texto como centro das experiências no ensino da língua; e A intertextualidade.

O texto é a base de nosso trabalho, tanto oral, quanto escrito. A partir de textos é possível proporcionar inúmeras situações de letramento, de construção do conhecimento, de reflexão, de pensamento crítico,...

A intertextualidade está sempre presente em nossas propostas, mesmo que inconscientemente. Os alunos, com um bom trabalho de letramento realizado, terão condições de realizar inferências, relações, intertextualidade, a partir de sua vivência, de seu conhecimento prévio, que se amplia a medida que oferecemos atividades diversificadas, de análise, reflexão e argumentação.

Assistimos então, os slides: “Chapeuzinho Amarelo”, ou poderíamos dizer, lemos a história do livro virtual “Chapeuzinho Amarelo”. A obra já é conhecida pelas cursistas, no entanto, sempre que lemos de novo, realizamos outras relações, ou seja, acontece outra intertextualidade, com história original “Chapeuzinho Vermelho”. Aliás, sempre que lermos um texto outra vez e em outro momento, outro tempo, perceberemos coisas novas, diferentes do que em um momento anterior.

As trocas de experiências deste encontro foram riquíssimas. Algumas professoras adaptaram as atividades sugeridas nos Avançando na Prática, aperfeiçoando-as de forma criativa e construtiva para o aluno. As professoras que visitei à tarde expuseram o trabalho que estão realizando e já relatados por mim anteriormente.



O Avançando na Prática, sugerido na seção 1, unidade 3 do TP1, foi aplicado em uma turma de 5ª série e resultou em produções bem estruturadas, com registro mais formal em três grupos e registro menos formal em outros quatro grupos. Os alunos conseguiram planejar suas produções, o que, com certeza facilitou o desenvolvimento da produção.

Também foi muito interessante a atividade relatada por uma cursista, a partir da sugestão da página 117 do TP1, realizando, inicialmente, uma pesquisa sobre diferentes mídias, principalmente revistas, jornais, estações de rádio e canais de televisão. Os alunos acompanharam sua programação e edição, observando a maneira como estes meios de comunicação abordam e apresentam determinados assuntos. Analisaram sua organização, o tipo de assuntos abordados com maior ênfase,... Os alunos, estão produzindo relatórios, gráficos comparativos, reflexões, entrevistas com profissionais destes meios de comunicação,... O trabalho está em andamento, pois exige um tempo maior para sua realização.

Outra atividade que está sendo realizada por algumas cursistas é a de observar as falas dos “mais velhos”, anotando colocações, frases expressões ditas por eles. Em aula, a professora promoveu uma mesa redonda para apresentação, discussão e reflexão a partir das colocações feitas. A próxima etapa será a produção de um álbum com estas frases e expressões, devidamente ilustradas.

Realizamos então a atividade prática, sugerida na Oficina 2, a aprtir do texto “A Língua”. As professoras, em trios, planejaram atividades de leitura, interpretação e produção.
Como estmaos próximos do fim de nossos encontros, fiz alguns encaminhamentos para as Oficinas Avaliativas, que acontecerão nos dois últimos encontros:

Cada professora deverá:
- Ter seu portfólio em dia, com todos os relatóriosdas atividades realizadas e amostragem de trabalhos dos alunos.

- Preparar uma apresentação de seu trabalho, incluindo o projeto, podendo utilizar o data show ou outros recursos visuais que considerar necessário, importante. A apresentação pode ser com cartazes, álbuns, power point, painel, gráficos, organograma,... A apresentação poderá ter, no máximo, 20 minutos.

- Trazer materiais dos alunos para serem levados e apresentados na etapa final em Porto Alegre.
Como encerramento do encontro, assistimos ao vídeo “Gladiador”, que traz uma excelente mensagem motivacional, para continuarmos em busca de uma melhor qualidade de ensino e de vida.

Andréa Cristine Haupt

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