domingo, 29 de novembro de 2009

ENCONTRO 27 – TP2 – unidades 07 e 08 – OFICINA 4

Realizamos nosso vigésimo sétimo encontro do GESTAR II – Língua Portuguesa no dia 18 de novembro, sendo trabalhada a oficina 4, referente às unidades 7 e 8 do TP2.

Iniciamos o encontro com o vídeo “Amor e Arte”. Um vídeo muito lindo, que nos sensibiliza, que aguça a fruição estética. Foi um momento bem legal. As cursistas adoraram o vídeo, fazendo reflexões excelentes sobre o vídeo, sobre a arte.

A arte é maravilhosa! Desperta sentimentos, sensações, faz com que as pessoas vejam as coisas de outra forma, de uma maneira mais interessante, mais leve, mais bonita.

As reflexões das cursistas a respeito da arte, levaram ao estudo da unidade 7 do TP2, que trata da “Arte: formas e função” (Arte e cotidiano; A arte: classificação e características; As funções da arte).

À medida que levantávamos pontos relevantes da unidade, ilustrava as colocações com os slides: “Arte – Artes”, “Arquitetura de Brasília”, “Simplesmente Arte”. A arte está tão presente no cotidiano das pessoas que, muitas vezes, nem percebemos sua beleza, sua importância em nossa vida. A todo o momento estamos envolvidos com a arte, seja em nossa casa, na rua, no trabalho, no lazer. Os slides apresentados retratam tipos diferentes de arte: fotografia, artesanato, escultura, pintura, literatura, moda, culinária, arquitetura, arte feita com papel,... Porém, não podemos dizer que todo artesanato é arte, que toda pintura é arte, que toda obra é arte. Para ser arte precisa ser bem elaborada, ter qualidade superior.

Também ouvimos e analisamos a música, “Fantasia” de Chico Buarque, que exemplifica muito claramente a relação de arte e fantasia. Também reforçando o fato de que a música é arte, e está diariamente no meio de nós.

A música brasileira é riquíssima. Temos inúmeros compositores renomados, que elevam a qualidade da música brasileira. Podemos aproveitar a música em diversas situações de aprendizagem na sala de aula. Podemos realizar ótimos estudos e trabalhos com a música, basta sabermos selecionar com atenção e de acordo com o que pretendemos trabalhar.

Para complementar, apresentei o vídeo da música “Aquarela” e slides de “Caderno”, ambas de Vinícius de Moraes e Toquinho.

Já a unidade 8 do TP2, trata da “Linguagem figurada” (A expressividade da linguagem cotidiana; Figuras e linguagem literária; Elementos sonoros e sintáticos da expressividade).

Em nosso dia-a-dia, utilizamos a linguagem figurada sem percebermos. São expressões diversas para ilustrar determinadas situações, determinados acontecimentos, para facilitar a comunicação. São metáforas, comparações, metonímias...

As figuras de linguagem enriquecem as obras literárias, tanto em prosa, quanto em verso. Os escritores utilizam as figuras de linguagem em suas obras, assim como outros recursos de linguagem, criando um belo jogo de palavras, aguçando os sentimentos, os sentidos do leitor.

Para complementar as colocações feitas pelas cursistas e por mim, lemos um texto intitulado “Palíndromo e Tautologia”, bem interessante.

Na troca de experiências, as cursistas explanaram sobre as atividades aplicadas em suas turmas, a partir dos Avançando na Prática sugeridos no decorrer das unidades 7 e 8.

A atividade da seção 1 da unidade 7 foi aplicada por algumas professoras, interdisciplinarmente com artes, resultando um belo trabalho, em que os alunos aprofundaram mais seus conhecimentos sobre alguns pintores famosos.

Outra atividade que surte grande efeito sobre os alunos é a leitura de um capítulo por aula, que já vem sendo feita pelas cursistas há mais tempo. A seleção da obra a ser lida é feita juntamente com os alunos, porém, a professora observa o tamanho dos capítulos, para que não fique cansativo. Os alunos adoram e não veem a hora de ouvir a leitura do próximo capítulo.

Também foram aplicadas as atividades sugeridas na unidade 8. Alguns pesquisaram figuras de linguagem utilizadas em sua comunidade, outros pesquisaram onomatopéias utilizadas por crianças durante as brincadeiras. Também a interpretação do poema “Serão de Junho”, de Augusto Meyer foi muito interessante e envolvente.

Para descontrair um pouco, apresentei às colegas cursistas uma “Pegadinha de Português”, bem interessante para trabalhar a questão da pontuação.

Realizamos então a atividade prática sugerida na oficina 4 do TP2, interpretando uma charge. O trabalho envolveu a todas, e foi muito bem desenvolvido.

Como sugestão, apresentei atividades de Desafio de Lógica, em Língua Portuguesa, excelentes para aproveitarmos com os alunos. São atividades que fazem pensar, fazer relações, interpretar,... encontradas nas Revistas Coquetel.

Assistimos ao clip da música: “Salão de Beleza”, e combinamos alguns detalhes para as oficinas avaliativas, que estão se aproximando.

Todas cursistas deverão preparar uma apresentação, utilizando cartazes, painéis, power point, ou outro recurso que considerar interessante, relevante. A apresentação devera ser de, no máximo, 20 minutos.

Faremos também uma avaliação dos encontros, do GESTAR, do envolvimento de cada uma, da formadora,...

Analisaremos e refletiremos a partir das avaliações dos alunos.

Faremos um momento de descontração e confraternização, com amigo secreto para encerrar nossas atividades.

Para finalizar o encontro, assistimos ao vídeo “Poema”, de Fernando Pessoa.

Andréa Cristine Haupt

Nenhum comentário:

Postar um comentário