domingo, 15 de novembro de 2009

ENCONTRO 26 – TP2 – unidades 05 e 06 – OFICINA 3

Iniciamos o encontro do dia 9 de novembro, assistindo o vídeo “A Revolta de uma Vogal”, vídeo descontraído sobre o descontentamento da vogal “i” com sua vida de “i”.

Passamos então ao estudo das unidades 5 e 6 do TP2, que trata da gramática e seus vários sentidos e da frase e sua organização. A discussão foi muito produtiva, levantando questões relevantes sobre o assunto.


Analisamos imagens de locais públicos com frases e/ou palavras escritas em suas fachadas, trabalho interessantíssimo de se realizar com os alunos também. Podemos trabalhar questões ortográficas, de estruturação, de pontuação, entre tantas outras, a partir de frases selecionadas também pelos próprios alunos.

Destacou-se a importância de trabalhar a gramática com exemplos práticos, como dramatizações, encenações, ilustrações,... para que os alunos compreendam bem o assunto.

Realizamos, em seguida, uma atividade prática bem interessante, para trabalhar os períodos compostos: o JOGO DA FRASE ESTICADA.


Para este jogo, divide-se a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Cada grupo recebe uma folha. Em uma caixinha há diversas palavras de variadas classes gramaticais (ou de uma determinada classe que queremos destacar).

A professora retira da caixinha duas palavras. Estas terão que estar presentes na frase criada pelo grupo, no tempo determinado previamente. Cada palavra escrita corretamente vale um ponto (opcional, dependendo da ênfase que se quer dar a ortografia).

A frase maior em número de palavras recebe mais cinco pontos; a frase que apresenta coesão e coerência recebe mais dois pontos... Desconta-se um ponto a cada problema de coesão, coerência e outras dificuldades que surgirem. Ganha a equipe que fizer mais pontos, no total.

Com este jogo, além disso, podemos aproveitar para enfocar a ortografia, a pontuação, a estrutura frasal,... Pode-se adaptar o jogo conforme a necessidade e o enfoque que pretendemos abordar.

Na sequência, assistimos ao vídeo: “Assalto”, divertido e ao mesmo tempo aborda alguns aspectos gramaticais, durante a cena.

As professoras apresentaram suas experiências com as atividades do AVANÇANDO NA PRÁTICA, sugeridos nas unidades em estudo, do TP2.

Algumas professoras aplicaram a atividade sugerida na seção 1 da unidade 5, que trata dos verbos ter, existir e haver. Foram realizadas diversas atividades com textos diversos. Os alunos, no início, não diferenciavam o uso formal e informal, mas com o decorrer do trabalho conseguiram compreender bem. Isto ocorreu porque as professoras continuaram o trabalho com o Avançando na Prática da seção 2 desta unidade, que reflete sobre o uso de cada verbo.

Outras professoras realizaram a atividade de linguagem oral, sugerida na seção 1 da unidade 6. A partir do conto “Parceria”, de Stela Maris Rezende, os alunos dramatizaram situações de diálogo, adaptando dos bilhetes escritos pelas personagens. Logo perceberam que a entonação é muito mais rica do que a pontuação.

Também foi aplicado o Avançando na Prática da seção 3 da unidade 6, em que a professora utilizou as atividades da unidade para trabalhar os períodos compostos. Os alunos conseguiram perceber a sua estruturação de forma simples e objetiva.

Após as trocas de experiências, realizamos a atividade prática sugerida na oficina 3, do TP2.

A turma de cursistas foi dividida em grupos – cada grupo escolheu um dos textos sugeridos, para planejar uma atividade de interpretação, uma de produção de texto e uma de análise lingüística, para uma determinada série. Surgiram diversas sugestões de atividades interessantes, mostrando claramente que as professoras estão planejando conforme sugestões do GESTAR.

Para encerrar o encontro, assistimos ao vídeo “Eu vou seguir”, que traz uma mensagem muito bonita de motivação para que as cursistas continuem firmes em seus propósitos.

Andréa Cristine Haupt

Nenhum comentário:

Postar um comentário